Mundo cão

28 jan

frases-reflexivas-sobre-a-violencia-15

Estou cada vez mais pessimista em relação ao futuro do país. Em todos os setores, não há perspectiva positiva. Diminuição de verbas na educação, falta de água e de energia, tabela do Imposto de Renda congelada, saúde falida e a segurança à beira do caos.

          Dia 10 de janeiro, fui para São Bernardo do Campo visitar minha irmã e, depois, renovar meu visto para os Estados Unidos. Nem bem desci do carro, às 15h45min, na porta da casa dela, um bairro nobre, e já fui abordado por dois marginais numa moto. Como não vi a arma, pensei em reagir, mas, no segundo passo, o carona já sacou uma pistola prateada e apontou para mim. Minha única reação foi entrar na linha de fogo e proteger minha mãe. Em 30 segundos, levaram meu carro, dinheiro, roupas, documentos e minha dignidade.

          Muitas pessoas me dizem para eu agradecer, pois estou vivo. Confesso que é um bom mantra, mas como aceitar o fato de viver encarcerado na minha própria liberdade? Demorei 10 anos para comprar um carro mais confortável para dois marginais o levarem em poucos segundos. Tinha seguro, mas e a hombridade? Eles sapatearam nos meus esforços de anos de trabalho.

          Passado o susto, eu temia que essa violência chegasse até nós, moradores do pacato interior paulista. Não demorou muito e já fiquei sabendo de assaltos à mão armada em Cruzeiro e que a mãe de um amigo querido havia levado um tiro à queima roupa numa tentativa de assalto; ela estava caminhando pela manhã.

          As cidades do Vale do Paraíba sofrem com a falta de segurança proveniente do descaso político em todas as esferas. Não temos a quem recorrer. A polícia pode até prender, mas a “Justiça” manda soltar. Se for menor de idade então, a detenção não dura muito. Os coitadinhos merecem atenção especial do Estado. Nós não!

          E se o indivíduo for preso o Estado ainda paga para ele quase R$ 1 mil, mais auxílios jurídico e social. O trabalhador comum, que sua para levar o sustento para a família, recebe um salário mínimo. Isso é Justiça? Está certo? É moral?

          O pior de tudo é que a nossa líder máxima, Dilma Rousseff, sapateou pedindo clemência para que o traficante brasileiro não fosse executado na Indonésia. Todavia, nunca percebi que a presidente tenha feito isso a favor de uma vítima aqui do Brasil. Vítima na maior acepção da palavra. Ou eu sou ignorante, ou os valores se inverteram. Vamos viver cercados, enquanto os larápios andam por aí. Rezemos para a nossa sobrevivência.

Deixe uma resposta

