Só os médicos resolverão?

24 out

0,,958324_4,00

 

O Governo federal lançou o “Programa Mais Médicos” a fim de amenizar o sofrimento dos usuários do Sistema único de Saúde e, também, proporcionar melhores condições para que os doentes sejam atendidos de forma mais rápida. Tal programa recebeu elogios e críticas em todo o país. Os primeiros surgiram pela real necessidade em se investir em mão-de-obra capacitada no setor de saúde. Já as outras ressaltavam que a medida não solucionaria os problemas apenas com médicos.

            Ao lançar o Programa, o Ministério da Saúde salientou que as vagas, primeiramente, deveriam ser preenchidas por médicos brasileiros. Na falta destes, estrangeiros seriam convidados para cumprir o papel de levar saúde à população mais carente. Como as vagas não foram preenchidas pelos nativos, milhares de médicos de outros países, principalmente de Cuba, desembarcaram aqui para realizar trabalhos de emergência.

            O setor da saúde, em todos os cantos do país, está sucateado. Hospitais lotados, pessoas atendidas nos corredores, falta infraestrutura básica para atender a população com dignidade… Apenas médicos não solucionariam o problema. A chegada dos profissionais estrangeiros será apenas um paliativo para o caos que vive a saúde no Brasil.

            No Vale do Paraíba não é diferente. Segundo dados do próprio site do Ministério da Saúde, Lorena e Potim receberão médicos na segunda etapa do Programa. A primeira, 26 profissionais e a outra, 4. Outras cidades que sofrem com o a falta de condições na saúde não aderiram ao projeto e ficaram de fora, como Cruzeiro, Guaratinguetá e Aparecida.

            Para receber a ajuda, um dos itens determinado pelo Ministério é:  “Município com 20% (vinte por cento) ou mais da população vivendo em alta vulnerabilidade social, com base nos dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.” Por isso, a questão política foi fundamental na não inscrição. Certamente, alguns prefeitos amedrontaram-se pelo fato de cadastrarem suas cidades devido a esse item. Questões políticas também são marcantes como partidos opositores ao governo PT em pedirem auxílio dessa magnitude. Na política, sabe-se que mais vale é o ego. A população vem depois.

            No geral, o Brasil possui apenas 1,8 médico para cada mil habitantes. Índice pequeno se comparado a outros países como Argentina (3,2), Uruguai (3,7) e Espanha (4). Ainda segundo o Ministério da Saúde, R$ 15 bilhões serão investidos em obras de revitalização e construção de novos centros de saúde. Mas, como tudo por aqui é passível de dúvidas tomara que a saúde sofra uma melhora considerável. Se lembrarmos dos tempos da Contribuição Provisória por Movimentação Financeira (CPMF), que resolveria os problemas no setor, já teríamos um ponto negativo para ressaltar.

            Se somente os médicos resolverão o problema no setor, já adianto que não. Caso não haja um investimento pesado e as pessoas não sejam mais tratadas como bois em matadouro, possivelmente algo de relevante poderá ser destacado. Por enquanto, o Programa não passa de expectativa.

Uma resposta to “Só os médicos resolverão?”

  1. João Bosco outubro 24, 2013 às 7:57 pm #

    O programa Mais Médicos não tem o intuito de resolver o problema da saúde ele na realidade é um passo na direção certa, na direção daquele cidadão lá do cantão do nosso grande país que não tem atendimento médico para um simples diagnostico , diagnostico que sem o médico é feito hoje em grande parte por cidadãos sem nenhum preparo. Esse atendimento feito em postos de saúde que em sua grande maioria estão com as portas fechadas pela ausência, não de equipamentos modernos, mas pela ausência do médico. Mais médicos nos postos de saúde e na atenção básica vai significar sempre menos doença, e é essa a equação básica fundamental.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: