Quando falta o pensar

17 abr

preconceito-frases-para-refletir-7

Essas discussões sobre homofobia, preconceito, feminismo, são uma verdadeira chatice. Da forma como são, chegam a torrar a paciência. É um Feliciano de lá, um Jean Wyllys de cá. E, sem mais nem menos, entra um Silas Malafaia para alienar ainda mais a cabeça de parte do povão.

            O Brasil é um país atrasadíssimo, no mais alto grau do superlativo absoluto. Quem nunca viajou para o exterior até pode acreditar que a “Pátria de Chuteiras” está evoluindo, que ser a sétima potência do mundo é algo maravilhoso e resplandecente. Mas de que adianta se a educação aqui não é capaz de transformar o cidadão em um ser pensante?

            Quando se movem todas as discussões a respeito se é certo ou errado ter essa ou aquela orientação sexual é por que não há nada mais a se pensar. Exatamente num país em que falta tudo, desde o princípio básico para a vida, caso da água no nordeste, dos desvios de dinheiro aos montes em todos os cantos, da infelicidade permanente das vítimas das enchentes na região serrana do Rio de Janeiro, criminalidade em alta, educação abaixo da mediocridade, saúde pífia, programação televisiva que beira a ignorância plena, bebidas alcoólicas a menores de idade e muitos et coeteras.

            Mesmo assim, o que vale agora é discutir quem está certo. Se são os homossexuais ou os heterossexuais. Ah, e os bissexuais – não podemos nos esquecer destes também, senão poderá acontecer algum protesto.

            Se a sociedade fosse bem informada, capaz de discernir e não de se alienar, aí sim o país cresceria em todos os âmbitos. Caso refletisse a respeito de tudo o que ouve, os caminhos tomados seriam diferentes. Todos os entes alienantes, como religiosos, políticos, professores devem ser vistos com ar de reflexão. Não que haja maldades neles, mas nem tudo o que é proferido é verdade absoluta; não passa de interpretações subjetivas a determinados temas.

            Quantos fiéis acreditam piamente no tal presidente da Comissão de Direitos Humanos, Marco Feliciano, e começaram a criar uma imagem de ódio aos homossexuais, por exemplo? Quantos não entram na onda do pastor Silas Malafaia e começam a propagar o terror entre os que escolheram tal opção sexual? Quantos adeptos do deputado Jean Wyllys também não começaram a se revoltar com os que agem de outras formas?

            Assim, por vezes, me pego refletindo, e gostaria que também o fizesse caro leitor, cara leitora, nas palavras de José Saramago, dispostas no artigo “O Fator Deus”. Atente-se, para refletir, bem ao contrário de tomar tal por verdade absoluta. Eis: “Mas não foram eles, pobres Deuses sem culpa, foi o “fator Deus”, esse que é terrivelmente igual em todos os seres humanos onde quer que estejam e seja qual for a religião que professem, esse que tem intoxicado o pensamento e aberto as portas às intolerâncias mais sórdidas, esse que não respeita senão aquilo em que manda crer, esse que depois de presumir ter feito da besta um homem acabou por fazer do homem uma besta”.

            Vale ou não refletir?

2 Respostas to “Quando falta o pensar”

  1. Diana enfermagem maio 1, 2013 às 1:53 pm #

    Quem perde tempo levantando a bandeira da homofobia é por que não é inteligente e maduro porque já está muito claro que a opção sexual da pessoa não que dizer se ela tem um caráter bom ou ruim temos ¨machões¨ covardes e assassinos com tbm de boa índole com temos gays a sexualidade não interfere em nada .

  2. Silas (não sou o Malafaia) julho 10, 2013 às 4:43 am #

    Acho que a mentalidade do povo brasileiro começaria a mudar se as pessoas passassem a tomar posicionamento nessas situações, é muito comum ver pessoas influentes (homens e mulheres) como atores, cantores, médicos, advogados, professores e afins esconderem sua condição sexual por vergonha, medo ou por motivos profissionais…creio que se essas pessoas que têm poder de influência direta na sociedade tomassem a coragem de se orgulhar de suas atitudes aos poucos a sociedade seria educada e passaria a encarar todo tipo de sexualidade com normalidade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: