Urubus, ratos e outros políticos

7 mar

c_atratus

Urubus são carniceiros. Ratos são moradores de esgotos capazes de nos furtar na calada da noite. Baratas são resistentes e sobrevivem a inúmeras intempéries.  Gatos andam de fininho pelos telhados atentos aos movimentos. O morcego chupa o sangue das vítimas indefesas. O que esses animais têm em comum? Todos eles são metáforas de muitos de nossos políticos.

            Existe o político-urubu, que come até o último suspiro da vítima. Desvia dinheiro e sucateia equipamentos da Saúde. Vangloria-se de obter sucesso com a desgraça alheia. Não importa se as famílias vão chorar a perda. Só o que vale é a barriga cheia.

            Os políticos-ratos são aqueles que vivem sob os nossos pés. Assessores que são pagos com o nosso dinheiro para atuar em nome do chefe. Eles levam comida para a toca, abastecem o ninho e crescem no meio da sujeira. Quem sabe, até se candidatam e alcançam a vitória no limbo subterrâneo. Muita gente vota em rato.

            As baratas são consideradas os animais mais resistentes da Terra. Sobreviveram até mesmo ao asteroide que destruiu tudo há milhões de anos. Elas conseguem o que querem e, mesmo com chineladas, vão demonstrando forças mexendo as patinhas. Uma delas chegou até a ser presidente do Senado. Embora tenha vivido momentos delicados e tenha sido alvo de ataques constantes, conseguiu concluir o mandato. Foi difícil para ela abandonar o barco.

            Os gatos são aqueles animaizinhos bonitinhos, fofinhos que a gente agrada e paparica e sem mais nem menos nos arranha ou foge de casa, deixando-nos a ver navios. Os políticos-gatos, também conhecidos como gatunos, são sorridentes, nos afagam, miam aos nossos ouvidos e, sem delongas, nos deixam na mão. Em época eleitoral, então, nem se fala. Aparecem milhares desses.

            O político-morcego é aquele que adora chupar o sangue das vítimas. Normalmente, desvia dinheiro da Educação. Quando se deveria investir em material didático, merenda e transporte escolar etc, ele vai sugando a energia da vítima até faltarem forças para ler, escrever e se tornar cidadã de verdade. Assim, o povinho pode votar nele de novo.

            Existem outros tipos de políticos na área da zoologia. Incontáveis. Eu não poderia citar todos aqui. Mas que importa é que a maioria deles, agora eleitos, está levando a política a sério. O mais usual dos projetos é o Projeto Pacu, homenagem ao peixe robusto que vive em águas doces brasileiras. Neste plano, o político entra com o “PA” e o povo, como sempre, com o *.

8 Respostas to “Urubus, ratos e outros políticos”

  1. Felipe 1° A Fisioterapia março 9, 2013 às 2:30 pm #

    A pesar de ser verdade tudo o que fala no texto, é uma forma grosseira de se redigir um artigo!

  2. Augusto luiz da silva março 9, 2013 às 10:24 pm #

    Augusto luiz 1 periodo de fisio .E temos politicos comparados a varios tipos da animais mais tambem temos a serpente que rasteja sem que ninguem a veja ate dar seu bote temos um belo exemplo em cruzeiro no ninho de cobras que estamos criando queren dar o bote ate na esc

  3. Edna Maria da Costa março 10, 2013 às 9:30 pm #

    Edna 1º B Enfermagem.

    Esses bichos nojentos infelizmente nos atacam até mesmo na luz do dia,sem medo de serem flagrados em seus atos.São tão ágeis que fogem sem deixar os seus rastros, sem se importarem se foram vistos ou não; roubam,matam,esfolam á todosne smpre saem por cima da carne fresca.

  4. Cleide março 11, 2013 às 6:01 pm #

    Gostei muito do texto, realmente nosso país esta cheio deles……..
    Cleide Carvalho / 1periodo de fisioterapia

  5. Kelly Ishiy 1º Período - Fisioterapia março 12, 2013 às 9:33 pm #

    Muito interessante o uso da metáfora, regou o texto de tema pouco agradável com humor agridoce.

  6. Caroline enfermagem março 15, 2013 às 10:42 am #

    professor o mundo infelizmente está girando em torno do poder adquirido quanto maior for seu cargo melhor para se beneficiar dele a ganância nos mostra que hoje em dia os políticos é um lobo na pele de um cordeiro que quando são eleitos é que realmente nos mostra suas garras e você só conhece o caráter de um homem dando poder a ele

  7. Diana enfermagem março 16, 2013 às 12:08 am #

    Infelizmente, no momento essa é a mais pura realidade do nosso país, e o que é pior está cada vez mais perto, ou seja, fatos que antes só era visto na mídia como acontecimentos nacionais, estaduais e regionais, agora se tornou um fato municipal . E o pior de tudo é que está longe de ser encontrado um ¨pesticida¨ para extinguir de uma vez por toda esses animais do comando.

  8. Nadir Aparecida Jação março 16, 2013 às 7:08 am #

    Nadir Enfermagem

    Infelizmente, o Brasil está cheio desses bichos.Mas enquanto os brasileiros não votarem
    com consciência,e entender que seu voto é importante,e não pode ser vendido ou trocado por favores,vamos continuar com a bicharada solta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: