Meu carnaval dos sonhos

21 fev

            Será que sou um sonhador? Às vezes, creio que meus esforços não são em vão, mas quando chega uma época como o carnaval e vejo tanta bandalheira, me vem à cabeça o atraso que o Brasil ocupa em relação aos países desenvolvidos.

            Há de se entender que não sou contra o carnaval. Aliás, é uma festa popular muito importante e precisa ser respeitada. Analisada culturalmente, é o espelho de um povo festivo e alegre.

            O que não deve acontecer são os exageros que vemos todos os anos. Parece-me que, em tempos de folia, as leis não existem. Tudo pode acontecer. As pessoas esquecem-se da moralidade e se mancham por porcaria. Esse ano, na cidade de Cruzeiro, vi fotografias de pais expondo suas filhinhas de no máximo 13 anos de idade, numa passarela montada em praça pública. As menininhas vestiam biquínis e transitavam na frente de marmanjos para lá e para cá. Junto a isso, houve concurso da corte do Carnaval, Rei Momo, Rainha e Princesas Gays etc. Os primeiros lugares ganhariam prêmios, ou seja, a moral vale menos que um cacho de bananas.

            Um absurdo que deveria ser levado ao Conselho Tutelar. Se o cidadão pode ser preso por pedofilia vendo fotografias de menores de idade em poses sensuais pela internet, mesmo que de biquíni, por que no carnaval pode isso ao vivo? Para mim, os atos são equivalentes. E o segundo foi proporcionado por quem deveria zelar pelas crianças: o Poder Público.

            Carros com o volume do som altíssimo, atos de vandalismo, brigas, uso de drogas, exposição de menores, gangues… o Poder Público coloca a venda nos olhos e deixa tudo passar de forma incólume.

            Tudo isso é o reflexo de um Brasil sem limites, que nunca vai chegar aos patamares educacional, moral, ético, político, responsável dos países que alcançaram o topo. Tudo por que os governantes têm a mentalidade mais ínfima do que um grão de areia. Eles precisam de votos; assim oferecem festas ao povo para que este se esqueça das mazelas. O povão é um poço de ignorância. Não cito como povão aquele que não tem dinheiro. É a grande massa, que vai como uma boiada aonde o pastor a toca.

            O carnaval deve ser sim valorizado. É a nossa festa mais importante. Mas programas de conscientização deveriam ser proporcionados pelos órgãos competentes. Não só o “Use camisinha”. Deveria se criar o “Novo Carnaval”. Familiar, respeitoso às leis, com a polícia agindo firme. Aos poucos o país ia mudando e seguindo novos caminhos. O Estado deveria mostrar seu poderio o tempo todo.

            Em meio às latescências das festividades, vislumbro, talvez, ao longe, um horizonte cidadão, no qual as pessoas se respeitam e os políticos têm a real vontade de ajudar o próximo, não a si mesmos. Gostaria de ter a certeza de que, nos gabinetes da vida, os gestores não se atenham apenas a serem promoteres  de festa ou bacanais. Que sejam governantes de verdade. Líderes. Não assunto para piadas. Um líder deve ser temido e respeitado. Não execrado e humilhado. Que o carnaval dos meus sonhos não passe de ilusão.

3 Respostas to “Meu carnaval dos sonhos”

  1. Guilherme Canesin fevereiro 23, 2012 às 11:08 pm #

    Diante de tudo isso que você disse, Miguel, eu me pergunto: e faz alguma diferença ser a sexta economia do mundo?

    • Coringa fevereiro 25, 2012 às 5:00 pm #

      Estamos muito longe de uma realidade positiva, Guilherme. Muito mesmo.

  2. Maria Clara março 8, 2012 às 1:47 pm #

    Parabéns pelo texto Miguel, e concordo com tudo. O Carnaval deveria ser a mais bela manifestação do povo brasileiro, quando na verdade só mancha nossa imagem. E o pior: com o consentimento da maioria. É bom saber que ainda tem gente com a mesma opinião que eu sobre esse feriado tão mal aproveitado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: