As trevas e a luz

7 set

A humanidade, desde quando descoberto seu surgimento, sempre acreditou nas forças do bem e do mal. Nas artes rupestres, o homem das cavernas apregoava o seu desejo de sobrevivência por meio da caça e da proteção do território. Os desenhos nas pedras simbolizavam a vontade de vencer as forças malignas presentes em grandes animais e possíveis inimigos.

Com o passar dos anos, e, assim, com a evolução da sociedade, surgiram incontáveis guerras de todos os propósitos. Quando o diálogo não era mais eficiente, as armas entravam em ação para resolver a querela.

Na Segunda Guerra Mundial, dois grupos distintos surgiram dividindo o planeta em duas partes. Os Aliados e o Eixo do Mal. Como o Capitão América, Estados Unidos, União Soviética, França e Inglaterra, lutaram contra o Eixo, composto por Alemanha, Itália e Japão. O Brasil ficou em dúvida sobre qual lado seguir até que sofreu bombardeios em seu litoral. Partiu para o lado dos Aliados. O bem e o mal guerreando em prol de seus ideais.

No Chile, o resgate dos mineiros ficou marcado pela estratégia. Poucas vezes vimos nos meios de comunicação fatos tão impressionantes como este. 33 homens reviveram após uma operação incrível. Todos estavam a, aproximadamente, 700 metros da superfície da Terra, sem condições adequadas de higiene, alimentação, enfim, de sobrevivência.

Após o desabamento da mina, no qual o único acesso ao subterrâneo foi interrompido, 19 dias se passaram até que se descobrisse que os mineradores estavam vivos. Mais uma prova de força de todos eles. Imaginar que definhariam a milhares de palmos de terra foi aterrorizante. Ressurgidos do inferno, a frase mais marcante foi “Estive com Deus e o Diabo, mas Deus ganhou”, de Mário Sepúlveda.

O maniqueísmo sempre foi peça de sustentação dos homens. Enquanto o Diabo atenta e puxa para baixo, Deus protege os fieis aos seus laudatórios. O ser humano precisa disso. Algo que o impulsione a lutar pelos seus objetivos. Deus e o Diabo são peças-chave para esse dilema. Enquanto Deus ajuda, o Diabo atrapalha. E assim o homem vai conquistando seus objetivos, impulsionado pela vontade de provar sempre que pode vencer alguém com a ajuda de Outro.

Os heróis só atuam porque os vilões atacam, senão não teriam sentido as suas existências. E assim o imaginário flui, impregnado de fatores atuantes no subconsciente; um deles a prova absoluta de que podemos sempre mais e que temos de ser bons a nossa maneira. Temos de fazer justiça do nosso jeito, mesmo que ela seja só para nós. E mesmo na pior das hipóteses, quando estivermos presos nas trevas mais densas, existirá a busca e a necessidade de se encontrar a luz.

10 Respostas to “As trevas e a luz”

  1. Luciano Carvalho Barbosa Junior setembro 29, 2011 às 8:08 pm #

    Sim muitas pessoas acreditam em Deus e no diabo mais nunca tiveram e certeza se vão para o céu ou para o inferno,não tem certeza de nada desta vida. Muitas fala e cantam que vão para o céu e não sabem o dia de amanha… outras mandam o outro para o inferno e acabam não sabendo de nada do que falam,mais sempre acreditar no verdadeiro em DEUS….eu por exemplo creio em deus mais não sei se vou para o céu ou para onde vou isso para mim quem decide e Deus…e falando sobre os homens da mina vi uma reportagem e que queria que você desse uma olha olha o site e muito interessante….

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI165770-15227,00.html

    muito obrigado por nos dar esta oportunidade de escrever no seu blog!abraços

  2. Maria Eugênia Bustamante setembro 30, 2011 às 10:58 pm #

    Céu ou inferno? Para onde iremos? Muitas questões a responder! Adorei este texto, é super criativo, um tema bem diferente e gostei muito de você ter comentado sobre os mineiros, aquilo foi realmente um milagre! Espero que milagres sejam frequentes no meio de nós, Deus está acima de tudo, ele é o cara! Bom, aqui está meu comentário, tchau Miguelito ♥

  3. Gustavo de Souza Alves outubro 1, 2011 às 12:26 am #

    O mundo sempre foi e sempre será feito por escolhas,dividido em dois caminhos,o bem e o mal.Fazemos escolhas,erramos,acertamos,caímos,levantamos,mas tudo nessa vida tem o seu por que.
    heróis são aquelas pessoas que buscam pelo seu ideal e de toda a sociedade,que faz a diferença,marcando a vida dos demais e deixando o seu legado na história.Um mundo em meio a tantas guerras,diferenças sociais,mas contendo sempre um herói que é capaz de revolucionar essa situação.
    O Diabo nos atrai por coisas valiosas,iludindo as pessoas,levando para o mal caminho,mas Deus sempre nos protege e nos dá uma segunda chance,uma chance que pode nos salvar da escuridão e fazer com que sejamos uma nova pessoa,preparada para as dificuldades da vida.
    Conflitos nos atingem,desrespeito,guerras,trazendo as trevas para o mundo.Tudo isso faz com que sejamos testados,para que possamos chegar onde haja luz e amor.

    abraços coringa!

  4. Viviane Dias outubro 4, 2011 às 11:44 pm #

    Bem, talvez o mundo sempre esteve dividido entre certo e errado, céu e inferno, mas essa divisão vai de cada um, dos interesses de cada um.
    Deus e o diabo são opostos, e a partir de sua crença, você acreditara em um. O Diabo atenta e puxa para baixo, mas Deus protege os fieis aos seus laudatórios, como dito no texto, Deus ajuda e o diabo atrapalha e o ser humano precisa seguir um caminho para conseguir e atingir seus objetivos. O bem existe por causa do mal, e o mal por causa do bem… Hoje em dia, o mal está ‘mais a solta’ e o bem ‘mais escondido’ precisamos colocar para fora a bondade do ser humano e vencer, com Deus, essa ‘batalha’ para um mundo melhor.

  5. Júlia Brito outubro 5, 2011 às 1:34 am #

    A grande dúvida da humanidade, o céu e o inferno… Todos sabem o superficial, e dizem que irão pra o céu, pois representa o Bem e lá se encontra o mais poderoso de todos, Deus. Mas talvez, os seres humanos não fazem o que deveriam ou ao menos o necessário para alcançar a salvação. Na minha opinião, todos tem o o intuito de crescer na vida e claro, não conseguiremos chegar a lugar algum sem enfrentar dificuldades e tudo seria mais fácil, se buscássemos a ajuda de Deus, pois Ele é o que vence e te ajudará a vencer! As trevas sempre tentarão atrapalhar, mais aquele que busca a Luz e tenta verdadeiramente encontrar, não cairá em tentações e será exaltado pela Luz. E eu tenho a certeza que aquele que fizer isso não se arrependerá em hipótese alguma, pois o caminho preparado por Deus nunca falhará, porque somente Ele sabe o que é melhor para cada um de nós.

    Beijos Miguelzinho (:

  6. Letícia Povoleri outubro 10, 2011 às 9:46 pm #

    A sociedade sempre precisou do bem e do mal para sua sobrevivência. O bem é como se fosse um amparo. Por sua vez, o mal é como se fosse um incentivo para que os limites sejam ultrapassados, até por que é muito mais satisfatório alcançar algo quando existe forças que lutam contra você. Tudo seria mais fácil e sem graça se aquilo que é desejado fosse alcançado sem esforço algum. No entando, sabe-se que o bem não existe sem o mal. Um exemplo disso é a frase “Eu não quero te matar. Você me completa.”, citada no filme Batman – O Cavaleiro das Trevas, em resposta ao Batman, quando lhe foi perguntado por que o Coringa não queria lhe matar.. Mas, apesar de tudo isso, sabe-se que sempre existe, e sempre existiu, uma força chamada Luz, que não deixa ninguém cair por tentações. Quem busca ajuda de Deus não tem motivos para se arrepender, pois o que ele decide é o mais certo para nós.

  7. Penelope Pereda Bernardi outubro 10, 2011 às 11:44 pm #

    O ser humano sempre precisou acreditar em algo maior para manter as forças e ultrapassar as barreiras que surgem durante a vida. A luta do bem contra o mal é um motivo para que essa crença em relação a um Deus ou a um ser malígno se fortaleça, pois quando alguém se apoia em algo que acredita realmente ser maior e mais poderoso surge uma esperança e uma vontade de vencer os obstáculos colocados em seu caminho. Enquanto Deus age de forma lenta, mas intensa, o mal age de forma rápida e sedutora, tornando mais difícil a escolha de qual lado seguir. Independente da escolha que seja feita, todos precisam ter algo para se apoiar e acreditar para que sua vida não seja um vazio de escolhas.

  8. edson ribeiro (@EdsoonRibeiroo) outubro 11, 2011 às 5:15 pm #

    Várias discussões são elaboradas quando o assunto principal se torna “o bem e o mal”, e seja por um lado ético, ou mesmo pessoal, o bem sempre acaba ganhando essa discussão. Entretanto, o assunto não se deve seguir para a vertente de pensamento que leva a dar mais razão a um que a outro, pois o conceito de mal ou bem vem de cada um (assim como o de justiça e paz), deste modo existe, é claro, uma ideologia por trás de cada um deles, seguida as vezes de personificações, feitas por diversas culturas e religiões, tornando-se um conceito mais amplo que ao certo parece. Logo, temos de pensar por outro ângulo, e desta forma me pergunto: “Se vivessemos em uma sociedade diferente onde o conceito de bem se iguala ao nosso conceito de mal, o nosso “bem” seria visto como algo ruim que deve ser combatido? Então dessa forma sentiríamos aversão pelo bem e atração pelo mal?”

  9. Larissa Alves outubro 21, 2011 às 11:43 pm #

    “Todos temos luz e trevas dentro de nós. O que nos define é o lado com o qual escolhemos agir.” U-Ú

  10. Tatiana Ostroswky outubro 22, 2011 às 1:04 am #

    Talvez o mundo sempre esteve divido entre o certo e errado, bem e mal. Mais a questão é que Deus ajuda em quanto o Diabo quer atrapalhar, e se realmente há diabo né. Mais eu acredito que apesar todas as dificuldades que podemos passar, em escolher um caminho certo ou errado, você tem que analisar tudo, sabe todas as consequências do que você irá escolher e acontecer, assim você escolhe entre o bem e o mal. E acredito que só há heróis quando há vilões porque se não, não existiria os heróis.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: